Curso de Capacitação
Online As bases da Pedagogia Waldorf no Brasil atual pelo Método Portfólio interativo 09/01 a 11/122023 Segundas , 19.30h -21.30h A quem se destina: Professores, educadores, assistentes sociais, especialmente em Escolas Waldorf, Escolas Indígenas, Quilombolas, comunidades tradicionais e afins. Estudantes de Pedagogia, Ciências Sociais, Terapêutas. Qual é o propósito deste curso? • Suprir uma demanda para capacitações em Pedagogia Waldorf mais acessíveis para quem não tem a condição de cursar uma formação presencial completa no momento. • Ajudar aos participantes a adaptarem a Pedagogia Waldorf tradicional a sua realidade local, em diálogo com as culturas regionais e necessidades específicas da sua comunidade escolar. • Possibilitar a professores e estudantes de pedagogia de outras linhas pedagógicas a desfrutar da maravilhosa riqueza artística e cultural proveniente da Pedagogia Waldorf. • Apoiar aos participantes na criação de novas ferramentas didáticas, de acordo com sua necessidade e promover a troca de saberes pelo Método Portfólio • Empoderar os participantes a defender sua cultura e a dialogar a nível nacional e internacional, criando redes de apoio de impacto. Quais são as nossas bases metodológicas ? O diálogo entre os indivíduos e as culturas locais é um dos pilares da educação, já que a sociedade é o conjunto das riquezas e diversidades existentes que devem ser preservadas e valorizadas na sua essência. Pela reflexão e contextualização com base no BNCC construa-se uma identidade nacional capaz de dialogar de maneira eficiente e digna no âmbito internacional, preparando a nova geração para esta realidade global.
O Método Portfólio é um caminho muito prático, democrático e direto que leva do registro objetivo da realidade circundante à conscientização, permitindo a autonomia do aluno e as mais diversas interações significativas com a comunidade. A tecnologia de comunicação atual tornou corriqueiro o registro e compartilhamento da própria vida pelas redes sociais. O que é preciso é o aproveitamento pedagógico desta nova realidade, ensinando o uso construtivo e maduro das mídias e da virtualidade. A Pedagogia Waldorf nos ajuda a focar no Ser Humano em todos os seus aspectos, organizando de maneira orgânica e saudável a riqueza dos saberes na construção de um currículo adaptado para o contexto em questão. O Construtivismo inspirado em Paulo Freire ensina o diálogo respeitoso sem preconceitos, desconstruindo estruturas de dominação ultrapassadas e contraprodutivas com o intuito de empoderar o indivíduo e sua comunidade. O que significa Método Portfólio Interativo? • Nas aulas online serão apresentados os tópicos com recursos áudio-visuais (slides etc.) • que serão disponibilizados aos participantes através de grupos virtuais. • As aulas serão gravadas e disponibilizadas aos participantes. • Os participantes serão orientados a criarem seus portfólios individuais com o registro das aulas em forma de relatório, complementadas pelas suas próprias pesquisas e diários de bordo. • Os participantes serão treinados a realizarem apresentações diante do grupo, onde a realidade de cada um será contemplada e discutida. • A partir de técnicas de feedback e reflexão o grupo e cada participante individualmente deve construir seu aprendizado. • Os coordenadores deste curso podem ser solicitados (com condições especiais) para mentorias e tutorias individuais e institucionais, ajudando na aplicação dos projetos dos participantes, conforme a necessidade e demanda. • Pretendemos criar redes de apoio formado pelos profissionais e participantes do curso com a finalidade de ajuda mútua nos diversos projetos. • Incentivamos a organização de encontros presenciais para melhor treinar e aplicar a proposta deste curso. As implicações financeiras destes encontros serão assumidas pelo grupo, que inclusive pode buscar patrocínios, doações etc. Cronograma Curricular: Janeiro – Fevereiro -Março : “Para se criar uma criança precisa-se de uma aldeia inteira” – Educação Infantil. • Formas tradicionais de convivência e seu valor pedagógico,
comparado com o dia-a dia na Educação Infantil Waldorf. • A primeira infância e suas condições de desenvolvimento, à luz das leis biográficas e seus desdobramentos. • O BNCC na Educação Infantil. Análise e sugestões para sua aplicação em harmonia com a comunidade em questão. • Trabalhos com apresentações dos participantes: “Minha comunidade e eu” • Método Portfólio: O registro em quatro etapas. • Exercícios artísticos nos âmbitos da música, da poesia, artes cénicas, artes visuais. Abril –Maio-Junho –Agosto: “O organismo escolar como miniatura da sociedade” – Ensino Fundamental • O currículo do 1º ao 9º ano com as melhores propostas desenvolvidas pela Pedagogia Waldorf no Brasil. • O Caderno de Época Waldorf como Portfólio coletivo dirigido. • O ensino em épocas, o papel do professor de classe e outras estruturas interessantes da Pedagogia Waldorf. • Desconolizando o currículo: à procura de propostas inovadoras e transformadoras • O BNCC no Ensino Fundamental: Estudando caminhos interdisciplinares de diálogo entre as matérias com o intuito de tornar o aprendizado mais eficiente e saudável. • Psicologia do Aprendizagem, considerando o Ser Humano na sua integralidade: aprender com cabeça, coração, mãos e pés. • Como os pais e a comunidade em geral faz parte do sucesso da escola. A escola como Centro Cultural comunitário. • Apresentações dos participantes: Tradição e inovação na realidade que me rodeia. Desenvolvendo um pensamento crítico e criativo acerca da minha comunidade. • Método Portfólio: Registro objetivo, Diário de Bordo, Pesquisa própria e expressão artística e sua inter-relação. • Continuando os exercícios artísticos nas diversas áreas. Setembro-Outubro: “A Cidade-Escola” – Ensino Médio • Itinerários do Novo Ensino Médio e suas chances para os alunos da sua escola. • Os melhores exemplos de Escolas Waldorf pré- profissionalizantes no cenário internacional. • O Método Portfólio como ferramenta principal de registro do processo de aprendizagem a partir da adolescência. • Viagens, visitas, passeios pedagógicos, projetos, mutirões, estágios, intercâmbios, empresas estudantis e outros recursos da interação dos alunos com a sociedade.
• Apresentações e projetos dos participantes: política local, regional, nacional e internacional: o que está ao meu alcance? • Aulas demonstrativas dos participantes, envolvendo as diversas linguagens e artes. • Portfólio: como desenvolver avaliações a partir da análise de capacidades (hard skill , soft skills ) Novembro – Dezembro: “ A Faculdade da Vida” – Ensino Superior • Exemplos de TCCs e pesquisas baseadas na prática e relevantes nas conclusões • Apresentações dos TCCs e projetos individuais dos participantes. • Formação de redes de apoio entre os participantes, coordenadores e professores do curso, instituições e contatos • Desejável: pelo menos um encontro presencial de troca de saberes, práticas artísticas e celebração. Coordenadores e professores: Coordenação geral: • Astrid Veronika Schmundt Quincas, professora Waldorf formada na Alemanha em Pedagogia Waldorf, Euritmia, Música e Idiomas. Formadora e pesquisadora. Professores: • Fernanda Poli: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Arte-Educadora e ArteTerapéuta • Prof.a Dra. Isabel Taukane, pedagoga, arte educadora, pesquisadora, publicitária. Atua na gestão escolar e na formação de professores no Projeto Saberes Indíginas nas Escolas – REDE UFMT. • Danielle Bruno, professora de Idiomas, filosofia, pesquisadora e autora • Hilmar Schmundt, jornalista científico internacional, autor, pesquisador • Ana Paula Galdino: Professora de classe Waldorf. • Professores Waldorf convidados Investimento: Valor total: R$ 3600 dividido em até 12 x nos principais cartões ou pelo Mercado Pago, através do nosso site www.apriscodidatico.com.br • Desconto de 12% para as primeiras 20 inscrições • Desconto de 10% para cada indicação de novo participante que chega a fazer inscrição Contato e mais informações: whattsapp 11-94074-1383
Comments