top of page
Foto do escritorFernando Quincas

As bases da Pedagogia Waldorf no Brasil atual.

Curso de Capacitação

Online As bases da Pedagogia Waldorf no Brasil atual pelo Método Portfólio interativo 09/01 a 11/122023 Segundas , 19.30h -21.30h A quem se destina: Professores, educadores, assistentes sociais, especialmente em Escolas Waldorf, Escolas Indígenas, Quilombolas, comunidades tradicionais e afins. Estudantes de Pedagogia, Ciências Sociais, Terapêutas. Qual é o propósito deste curso? • Suprir uma demanda para capacitações em Pedagogia Waldorf mais acessíveis para quem não tem a condição de cursar uma formação presencial completa no momento. • Ajudar aos participantes a adaptarem a Pedagogia Waldorf tradicional a sua realidade local, em diálogo com as culturas regionais e necessidades específicas da sua comunidade escolar. • Possibilitar a professores e estudantes de pedagogia de outras linhas pedagógicas a desfrutar da maravilhosa riqueza artística e cultural proveniente da Pedagogia Waldorf. • Apoiar aos participantes na criação de novas ferramentas didáticas, de acordo com sua necessidade e promover a troca de saberes pelo Método Portfólio • Empoderar os participantes a defender sua cultura e a dialogar a nível nacional e internacional, criando redes de apoio de impacto. Quais são as nossas bases metodológicas ? O diálogo entre os indivíduos e as culturas locais é um dos pilares da educação, já que a sociedade é o conjunto das riquezas e diversidades existentes que devem ser preservadas e valorizadas na sua essência. Pela reflexão e contextualização com base no BNCC construa-se uma identidade nacional capaz de dialogar de maneira eficiente e digna no âmbito internacional, preparando a nova geração para esta realidade global.

O Método Portfólio é um caminho muito prático, democrático e direto que leva do registro objetivo da realidade circundante à conscientização, permitindo a autonomia do aluno e as mais diversas interações significativas com a comunidade. A tecnologia de comunicação atual tornou corriqueiro o registro e compartilhamento da própria vida pelas redes sociais. O que é preciso é o aproveitamento pedagógico desta nova realidade, ensinando o uso construtivo e maduro das mídias e da virtualidade. A Pedagogia Waldorf nos ajuda a focar no Ser Humano em todos os seus aspectos, organizando de maneira orgânica e saudável a riqueza dos saberes na construção de um currículo adaptado para o contexto em questão. O Construtivismo inspirado em Paulo Freire ensina o diálogo respeitoso sem preconceitos, desconstruindo estruturas de dominação ultrapassadas e contraprodutivas com o intuito de empoderar o indivíduo e sua comunidade. O que significa Método Portfólio Interativo? • Nas aulas online serão apresentados os tópicos com recursos áudio-visuais (slides etc.) • que serão disponibilizados aos participantes através de grupos virtuais. • As aulas serão gravadas e disponibilizadas aos participantes. • Os participantes serão orientados a criarem seus portfólios individuais com o registro das aulas em forma de relatório, complementadas pelas suas próprias pesquisas e diários de bordo. • Os participantes serão treinados a realizarem apresentações diante do grupo, onde a realidade de cada um será contemplada e discutida. • A partir de técnicas de feedback e reflexão o grupo e cada participante individualmente deve construir seu aprendizado. • Os coordenadores deste curso podem ser solicitados (com condições especiais) para mentorias e tutorias individuais e institucionais, ajudando na aplicação dos projetos dos participantes, conforme a necessidade e demanda. • Pretendemos criar redes de apoio formado pelos profissionais e participantes do curso com a finalidade de ajuda mútua nos diversos projetos. • Incentivamos a organização de encontros presenciais para melhor treinar e aplicar a proposta deste curso. As implicações financeiras destes encontros serão assumidas pelo grupo, que inclusive pode buscar patrocínios, doações etc. Cronograma Curricular: Janeiro – Fevereiro -Março : “Para se criar uma criança precisa-se de uma aldeia inteira” – Educação Infantil. • Formas tradicionais de convivência e seu valor pedagógico,

comparado com o dia-a dia na Educação Infantil Waldorf. • A primeira infância e suas condições de desenvolvimento, à luz das leis biográficas e seus desdobramentos. • O BNCC na Educação Infantil. Análise e sugestões para sua aplicação em harmonia com a comunidade em questão. • Trabalhos com apresentações dos participantes: “Minha comunidade e eu” • Método Portfólio: O registro em quatro etapas. • Exercícios artísticos nos âmbitos da música, da poesia, artes cénicas, artes visuais. Abril –Maio-Junho –Agosto: “O organismo escolar como miniatura da sociedade” – Ensino Fundamental • O currículo do 1º ao 9º ano com as melhores propostas desenvolvidas pela Pedagogia Waldorf no Brasil. • O Caderno de Época Waldorf como Portfólio coletivo dirigido. • O ensino em épocas, o papel do professor de classe e outras estruturas interessantes da Pedagogia Waldorf. • Desconolizando o currículo: à procura de propostas inovadoras e transformadoras • O BNCC no Ensino Fundamental: Estudando caminhos interdisciplinares de diálogo entre as matérias com o intuito de tornar o aprendizado mais eficiente e saudável. • Psicologia do Aprendizagem, considerando o Ser Humano na sua integralidade: aprender com cabeça, coração, mãos e pés. • Como os pais e a comunidade em geral faz parte do sucesso da escola. A escola como Centro Cultural comunitário. • Apresentações dos participantes: Tradição e inovação na realidade que me rodeia. Desenvolvendo um pensamento crítico e criativo acerca da minha comunidade. • Método Portfólio: Registro objetivo, Diário de Bordo, Pesquisa própria e expressão artística e sua inter-relação. • Continuando os exercícios artísticos nas diversas áreas. Setembro-Outubro: “A Cidade-Escola” – Ensino Médio • Itinerários do Novo Ensino Médio e suas chances para os alunos da sua escola. • Os melhores exemplos de Escolas Waldorf pré- profissionalizantes no cenário internacional. • O Método Portfólio como ferramenta principal de registro do processo de aprendizagem a partir da adolescência. • Viagens, visitas, passeios pedagógicos, projetos, mutirões, estágios, intercâmbios, empresas estudantis e outros recursos da interação dos alunos com a sociedade.

• Apresentações e projetos dos participantes: política local, regional, nacional e internacional: o que está ao meu alcance? • Aulas demonstrativas dos participantes, envolvendo as diversas linguagens e artes. • Portfólio: como desenvolver avaliações a partir da análise de capacidades (hard skill , soft skills ) Novembro – Dezembro: “ A Faculdade da Vida” – Ensino Superior • Exemplos de TCCs e pesquisas baseadas na prática e relevantes nas conclusões • Apresentações dos TCCs e projetos individuais dos participantes. • Formação de redes de apoio entre os participantes, coordenadores e professores do curso, instituições e contatos • Desejável: pelo menos um encontro presencial de troca de saberes, práticas artísticas e celebração. Coordenadores e professores: Coordenação geral: • Astrid Veronika Schmundt Quincas, professora Waldorf formada na Alemanha em Pedagogia Waldorf, Euritmia, Música e Idiomas. Formadora e pesquisadora. Professores: • Fernanda Poli: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Arte-Educadora e ArteTerapéuta • Prof.a Dra. Isabel Taukane, pedagoga, arte educadora, pesquisadora, publicitária. Atua na gestão escolar e na formação de professores no Projeto Saberes Indíginas nas Escolas – REDE UFMT. • Danielle Bruno, professora de Idiomas, filosofia, pesquisadora e autora • Hilmar Schmundt, jornalista científico internacional, autor, pesquisador • Ana Paula Galdino: Professora de classe Waldorf. • Professores Waldorf convidados Investimento: Valor total: R$ 3600 dividido em até 12 x nos principais cartões ou pelo Mercado Pago, através do nosso site www.apriscodidatico.com.br • Desconto de 12% para as primeiras 20 inscrições • Desconto de 10% para cada indicação de novo participante que chega a fazer inscrição Contato e mais informações: whattsapp 11-94074-1383


109 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page